PROJETOS


Os projetos são desenvolvidos no âmbito da saúde e da educação, estando inseridos em uma de duas linhas orientadoras de investigação: 
 

Linha 1 – Promoção da Saúde Mental


O Plano Nacional de Saúde Mental de 2007-2016 destaca que os estudos de investigação nesta área em Portugal são escassos. Considera-se, por isso, fundamental sensibilizar a comunidade académica para a produção de trabalhos de investigação que contribuam com indicadores epidemiológicos, de estrutura, de processo e de resultado que possam dar resposta aos problemas de saúde doença mental com implicações na qualidade de vida, na autonomia, na maximização da independência e na maior satisfação dos familiares cuidadores, contribuindo designadamente para aumentar a literacia e o bem-estar.

Esta linha orientadora visa a produção do conhecimento na área da Saúde Mental que promova uma melhor articulação entre a formação, a investigação e a prática clínica, tendo também como escopo uma melhor Implementação da evidência científica nos diversos contextos clínicos. Os investigadores que integram esta linha de investigação procuram soluções para a diversidade e complexidade das situações clínicas e desenvolvem, implementam e avaliam intervenções em saúde de grande complexidade.

Objetivos: Estudar as respostas humanas sensíveis aos cuidados de promoção da saúde mental; desenvolver e implementar normas de orientação clínica de promoção da saúde mental; desenvolver estudos translacionais e de implementação da prática baseada na evidência; desenvolver, implementar e avaliar intervenções especializadas e complexas no âmbito da saúde mental.
 

Linha 2 - Literacia e Educação em Saúde


A Linha 2 - Literacia e Educação em Saúde articula a formação, a investigação e a prática clínica, tendo também como foco uma melhor implementação da evidência científica nos diversos contextos clínicos. Os investigadores que integram esta linha de investigação procuram soluções para a diversidade e complexidade das situações clínicas que os indivíduos famílias e comunidade vivem.