EXAMES


Os exames de Português Língua Estrangeira são produzidos e avaliados pelo Centro de Avaliação e de Certificação do Português Língua Estrangeira (CAPLE), Unidade orgânica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, membro da Association of Language Testers in Europe (ALTE) .
A emissão dos certificados e diplomas é também da responsabilidade do CAPLE (Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira).

Níveis dos exames de Português Língua Estrangeira (PLE): os Exames de PLE avaliam as competências correspondentes aos Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), do Conselho da Europa.
 

Correspondência entre os Exames e os Níveis

 
Exames CAPLE Nível QECR
Acesso A1
CIPLE (Certificado Inicial de Português Língua Estrangeira) A2
DEPLE (Diploma Elementar de Português Língua Estrangeira) B1
DIPLE (Diploma Intermédio de Português Língua Estrangeira) B2
DAPLE (Diploma Avançado de Português Língua Estrangeira) C1
DUPLE (Diploma Universitário de Português Língua Estrangeira) C2
 

Certificado Inicial de Português Língua Estrangeira

O CIPLE corresponde ao nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, do Conselho da Europa. O CIPLE atesta uma capacidade geral básica para interagir num número limitado de situações de comunicação previsíveis do quotidiano.

 CIPLE

 CIPLE/CAPLE

Diploma Intermédio de Português Língua Estrangeira

O DIPLE corresponde ao nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Este nível permite que os utilizadores possam trabalhar em contextos em que o português é língua de trabalho e frequentar cursos académicos.

 DIPLE

 DIPLE/CAPLE

Diploma Avançado de Português Língua Estrangeira

O DAPLE corresponde ao nível C1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Este nível permite que os utilizadores sejam capazes de usar a língua de forma criativa e flexível, interagindo adequadamente em situações previsíveis e imprevisíveis.

 DAPLE

 DAPLE/CAPLE