A ESSCVP - Alto Tâmega em parceria com o Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins e a Associação de Apoio a Deficientes “Flôr do Tâmega”, desenvolveu o evento intitulado “Encontro com a Diferença”, tendo como enquadramento o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, no dia 3 de dezembro, na Escola Básica de Santa Cruz Trindade.
O “Encontro com a Diferença” teve como objetivos:
- apresentar a Associação de Apoio a Deficientes “Flôr do Tâmega” à comunidade educativa da Escola Básica de Santa Cruz-Trindade:
- promover a consciencialização para a inclusão na sociedade das pessoas com deficiência;
- capacitar a comunidade educativa para a gestão de contextos que envolvam a pessoa com deficiência;
- quebrar estigmas e desafiar perceções sobre a pessoa com deficiência;
- contribuir para uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
Comemorou-se a 16 de outubro de 2024, o Dia Mundial da Alimentação, e para o assinalar passámos uma manhã diferente na nossa Escola.
A nutricionista Drª. Joana Silva deu uma palestra sobre hábitos alimentares saudáveis e, no final, convidou os nossos alunos a ajudar na confeção e prova de uma sopa de legumes saudável, num bonito momento de partilha de saberes e sabores.
Esta palestra sobre hábitos alimentares saudáveis tem como objetivos:
- capacitar para tomar decisões informadas acerca dos alimentos e práticas culinárias saudáveis;
- promover o estado de saúde através de um consumo alimentar adequado;
- aumentar o nível de literacia em saúde no âmbito da escolha de hábitos alimentares saudáveis;
- criar um momento/ambiente promotor de saúde.
No passado dia 14 de outubro, a nossa Escola realizou um Workshop, direcionado para toda a nossa comunidade académica, sobre “Técnicas de guia à pessoa com deficiência visual”, com a colaboração da ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal.
Este workshop teve como objetivos:
- abordar temáticas relacionadas com a pessoa com deficiência visual (técnicas de guia, sistema braille e novas tecnologias);
- consciencializar para a inclusão de pessoas com deficiência visual na sociedade;
- quebrar preconceitos relativos à deficiência visual.
Agradecemos à ACAPO a sua presença, disponibilidade e partilha de experiências que todos os dias fazem a diferença!
Nos dias 13 e 14 de setembro de 2024, decorreu o Rali da Água Transibérico Eurocidade Chaves-Verín, uma prova integrada no calendário do Campeonato Portugal de Ralis, sendo realizado com a organização do CAMI Motorsport e com o importante apoio dos municípios de Chaves e Verín (Galiza, Espanha), bem como da Escuderia de Ourense.
A nossa Escola esteve presente nos dois dias, com uma Tenda de Prestação de Cuidados no parque de assistência onde decorreu o Rali, no qual estiveram docentes e 14 estudantes.
No dia 12/09 decorreu uma simulação de extração de uma Equipa de Concorrentes de um Carro de Competição, concretizando um momento de aprendizagem no qual estiveram presentes 28 estudantes. 6 estudantes de 4º ano tiveram ainda a possibilidade de integrar as Equipas de Emergência Médica.
No dia 8 de maio de 2023 comemorou-se o Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e para assinalar a data a Escola Superior de Saúde Cruz Vermelha Portuguesa - Alto Tâmega recebeu a população de Outeiro Seco, com uma visiata guiada às instalações, seguida de uma partilha de informação sobre a Cruz Vermelha Portuguesa e de sessões de sensibilização sobre saúde (prevenção de quedas, hidratação da pessoa idosa, cuidados com o sol e regime medicamentoso).
Numa iniciativa da Câmara Municipal de Chaves integrada na Semana Europeia da Mobilidade, a ESECVP- Alto Tâmega participou com a sua comunidade académica em atividades de mobilidade corporal em diversos pontos da cidade: Largo General Silveira, Freguesia da Madalena, Jardim do Bacalhau, Largo do Castelo e Praça Camões, de forma a sensibilizar para a importância de hábitos de vida saudável, nomeadamente a atividade física como determinante da saúde.
As Professoras Jacinta Martins, Andreia Félix e Catarina Sequeira coordenaram esta atividade, levando os nossos estudantes para a cidade de Chaves e promovendo a mobilidade como parte integrante de uma vida saudável.
No dia 10 de novembro de 2022 decorreu uma ação de dádiva de sangue na ESSCVP – Alto Tâmega, em estreita colaboração com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação e com o Grupo de Voluntariado. Com o mote "Dá sangue, podes ser a esperança de alguém!”, esta ação teve como objetivo incentivar toda a comunidade académica a unir-se a esta causa, permitindo contribuir para os cuidados de saúde prestados.