PROJETOS


8 de maio - Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho

No dia 8 de maio de 2023 comemorou-se o Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e para assinalar a data a Escola Superior de Saúde Cruz Vermelha Portuguesa - Alto Tâmega recebeu a população de Outeiro Seco, com uma visiata guiada às instalações, seguida de uma partilha de informação sobre a Cruz Vermelha Portuguesa e de sessões de sensibilização sobre saúde (prevenção de quedas, hidratação da pessoa idosa, cuidados com o sol e regime medicamentoso).

Wokshop ACAPO

No dia 31 de março de 2023 decorreu um workshop no âmbito do projeto + Inclusão, no Auditório da nossa Escola. Em parceria com a ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (Delegação de Vila Real) e dirigido aos nossos estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem, o workshop permitiu adquirir competências ao nível do relacionamento e atendimento da pessoa com deficiência visual, especificamente no contexto de serviços de saúde.

Projeto S1H

O Projeto “Ser o Primeiro Herói” tem como objetivo a capacitação de crianças para a prestação de primeiros socorros. Este Projeto, iniciado em 2022, vai na segunda edição e está a ser desenvolvido em parceria com o Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins (Chaves). Na sua operacionalização participam docentes, estudantes do 4º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem e do Grupo de Voluntariado da ESSCVP - Alto Tâmega.

Atividade em Proximidade

Entre Novembro e Dezembro de 2022, a Escola Superior de Saúde Cruz Vermelha Portuguesa - Alto Tâmega, em parceria com a CLDS 4G – Chaves (Delegação de Chaves da Cruz Vermelha Portuguesa) desenvolveu o Projeto Piloto “Atividade em Proximidade", tendo como objetivos a promoção da saúde e a diminuição do isolamento da pessoa idosa. Este projeto piloto contou com a participação ativa do Grupo de Voluntariado da nossa Escola e foi realizado em Vilarinho da Raia, Vilarelho da Raia, Cambedo da Raia e Vila Meã.

Dádiva de Sangue com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (Novembro 2022)

No dia 10 de novembro de 2022 decorreu uma ação de dádiva de sangue na ESSCVP – Alto Tâmega, em estreita colaboração com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação e com o Grupo de Voluntariado. Com o mote "Dá sangue, podes ser a esperança de alguém!”, esta ação teve como objetivo incentivar toda a comunidade académica a unir-se a esta causa, permitindo contribuir para os cuidados de saúde prestados.

A próxima ação de dádiva está agendada para dia 27 de abril de 2023 das 10h-17h.

Viver mais Perto

No dia 28 de outubro, a Escola Superior de Saúde Cruz Vermelha Portuguesa - Alto Tâmega, em parceria com a Junta de Freguesia de Outeiro Seco e colaboração da GNR - Departamento Territorial de Chaves, realizou um conjunto de atividades para a população nas intalações da antiga Escola Primária de Outeiro Seco. A concretização deste evento, para além de estreitar relações com a população onde a ESSCVP-Alto Tâmega se encontra sedeada, teve como objetivos a promoção do contacto intergeracional e integração na comunidade, promoção da reflexão e discussão sobre a prevenção de quedas e segurança no domicílio e promoção do convívio e diminuição da solidão da pessoa idosa.

Dádiva de Sangue com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (Novembro 2021)

Colheita de Sangue, que começou em Maio de 2021 e será feita a cada seis meses pelos profissionais do IPST. O Grupo de Voluntariado da ESSCVP – Alto Tâmega, que trabalha com a UPSC, organiza e divulga amplamente esta campanha pela comunidade flaviense, sensibilizando para a importância da dádiva de sangue e chamando as pessoas às instalações da Escola. 

Semana Europeia da Mobilidade com a Câmara Municipal de Chaves

Numa iniciativa da Câmara Municipal de Chaves integrada na Semana Europeia da Mobilidade, a ESECVP- Alto Tâmega participou com a sua comunidade académica em atividades de mobilidade corporal em diversos pontos da cidade: Largo General Silveira, Freguesia da Madalena, Jardim do Bacalhau, Largo do Castelo e Praça Camões, de forma a sensibilizar para a importância de hábitos de vida saudável, nomeadamente a atividade física como determinante da saúde.
As Professoras Jacinta Martins, Andreia Félix e Catarina Sequeira coordenaram esta atividade, levando os nossos estudantes para a cidade de Chaves e promovendo a mobilidade como parte integrante de uma vida saudável.