APRESENTAÇÃO

 

O Serviço à Comunidade é uma parte fundamental da missão e visão estratégica da Escola Superior de Saúde Cruz Vermelha Portuguesa - Alto Tâmega. Avaliar, melhorar e promover a colaboração com a comunidade onde a Escola está inserida é o objetivo central desta Unidade de Prestação de Serviço à Comunidade (UPSC).

Esta dinâmica de parceria e participação em projetos de intervenção de cariz comunitário proporciona o exercício da cidadania ativa integrada, voluntariado e ainda a valorização do interesse científico, contextualizando o processo ensino/aprendizagem dos estudantes. O envolvimento na e com a comunidade demonstra-se particularmente relevante para o sucesso escolar, na medida em que potencia a capacidade de diagnosticar a situação, definir prioridades, desenhar soluções/intervenções e resolver problemas, ao mesmo tempo que se fortalece o sentido de si mesmo e de responsabilidade social, dando visibilidade às competências sociais e emocionais que são imprescindíveis em futuros profissionais de saúde.
 

Objetivos principais:

  • Articular a prestação de serviços à comunidade com as atividades de componente pedagógica e de investigação.

  • Prestar serviços de saúde nas áreas da educação, formação e promoção para a saúde à sociedade civil/comunidade/parceiros, dando primazia às atividades antecipatórias.

  • Promover e incentivar a comunidade académica para o desenvolvimento de ações culturais, desportivas e artísticas no exterior.

  • Contribuir para o desenvolvimento regional e nacional na área da saúde.


Contacto: comunidade@esscvpaltotamega.pt
 

 Regulamento da Unidade de Prestação de Serviços à Comunidade