APRESENTAÇÃO
O Regulamento do Exercício Profissional do Enfermeiro determina, no n.º 6 do artigo 9.º que “os enfermeiros contribuem no exercício da sua atividade na área da gestão, investigação, docência, formação e assessoria, para a melhoria e evolução da prestação dos cuidados de enfermagem”.
A Supervisão Clínica é um instrumento essencial ao desenvolvimento profissional do enfermeiro, indispensável para a prática nos seus vários domínios (clínica, docente, gestão e investigação) e, em última análise, a supervisão visa a segurança dos cuidados de enfermagem.
O curso de supervisão clínica visa fornecer os conhecimentos basilares, quer para o acompanhamento de estudantes como para a integração de novos profissionais nas organizações de saúde.
Curso conducente à atribuição de Competência Acrescida Diferenciada e Avançada em Supervisão Clínica.
A titularidade de um destes cursos não afasta a necessidade de cumprimento dos demais requisitos necessários à atribuição da Competência Acrescida.
Certificado de acreditação
Alteração ao Regulamento n.º 366/2018, de 14 de junho — competência acrescida diferenciada e avançada em supervisão clínica
Regulamento n.º 366/2018 - Regulamento da Competência Acrescida Diferenciada e Avançada em Supervisão Clínica
Data e Horário:
Início do curso: 29/11/2024
Sexta-feira | 16:00h - 20:00h
Sábado | 09:00h - 18:00h
(regularidade bimensal)
Emolumentos aplicáveis:
-
Candidatura: 25€
- Propina mensal imputada ao aluno: 50€ / 40€* (10 meses)
*aplicável a parceiros e antigos estudantes. O remanescente da propina é financiado pelo Programa Impulso Jovens STEAM PRR.

PLANO DE ESTUDOS
Módulo |
Carga Horária Presencial (h) |
Carga Horária Online (h) |
ECTS |
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Concepção da Prática de Enfermagem
Concepção da Prática de Enfermagem
As escolas do pensamento de enfermagem: modelos e teorias em supervisão clínica em enfermagem;
Processo de cuidados em supervisão clínica em Enfermagem e Sistemas de Apoio à Tomada de Decisão;
Desafios emergentes à enfermagem, ao exercício da profissão e à supervisão clínica;
Ontologia em Enfermagem;
Prática avançada em enfermagem e em supervisão clínica;
Docentes:
Catarina Sequeira
Helena Penaforte
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12 |
2 |
2 |
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Ética e Deontologia de Enfermagem
Ética e Deontologia de Enfermagem
Princípios éticos e a Deontologia Profissional em enfermagem;
A tomada de decisão ética em supervisão clínica;
Prática Profissional Ética e Legal no exercício de enfermagem em supervisão clínica;
Docente:
Bruno Santos
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10 |
8 |
2 |
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Formação e Desenvolvimento Pessoal
e Profissional
Formação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Percursos e processos de formação em Enfermagem: Perspetiva histórica e Epistemiologica em enfermagem;
Integração da formação em Enfermagem no Sistema Educativo Nacional;
Implicações do Processo de Bolonha na formação em Enfermagem;
Regulamento do Exercício Profissional dos Enfermeiros: Estatuto da Ordem dos Enfermeiros;
Modelos de desenvolvimento pessoal e profissional: Modelo de aquisição de competências;
Formação reflexiva;
Competência Acrescida Diferenciada e Avançada em Supervisão Clínica;
Docente:
Vítor Machado
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14 |
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2 |
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Supervisão Clínica em Enfermagem:
Práticas e Estratégias de Supervisão
Supervisão Clínica em Enfermagem: Práticas e Estratégias de Supervisão
Percurso sócio histórico da Supervisão Clínica;
Conceitos, modelos, matrizes e instrumentos de Supervisão Clínica ;
A relação supervisiva, perfil de competências do Supervisor Clínico;
Estilos de Supervisão;
O processo supervisivo: estratégias supervisivas; reflexão e pensamento crítico;
Observação clínica e observação andragógica;
A comunicação clínica e interacionista;
Docentes:
Cristina Moura
Regina Pires
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8 |
28 |
5 |
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Planeamento e Avaliação em Supervisão
Planeamento e Avaliação em Supervisão
Dinâmicas de supervisão clínica nos programas de acreditação para a qualidade;
Implicações da supervisão clínica; segurança dos cuidados de saúde; e processos de acreditação institucional;
Planeamento em supervisão clínica: da identificação das necessidades ao plano de supervisão;
Seleção de estratégias de aprendizagem e recursos didáticos;
Construção de referenciais para a ação;
Processo de elaboração de projeto de supervisão clínica;
Métodos e estratégias de ensino/aprendizagem facilitadoras do processo supervisivo: Orientação tutorial; Simulação; Coaching; Mentoring;
Processo de avaliação em supervisão clínica: Avaliação no quadro de desenvolvimento de competências;
Desenho de processos avaliativos;
Avaliação como fator de aprendizagem autorregulada e de desenvolvimento profissional;
Tipologias de avaliação em supervisão clínica;
Definição da estratégia de avaliação: Modelos e modalidades de avaliação em supervisão clínica;
Preparação de instrumentos de avaliação na supervisão clínica;
Auto e heteroavaliação; Feedback e Peer feedback;
Planeamento e avaliação em supervisão clínica, processos internos no reconhecimento e garantia da qualidade dos contextos clínicos.
Docentes:
Catarina Sequeira
Fernanda Queiroga
Ana Teixeira
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14 |
12 |
3 |
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Supervisão e Processos Organizacionais em Saúde
Supervisão e Processos Organizacionais em Saúde
A evolução sociohistórica das organizações de saúde em Portugal: Mudanças organizacionais na saúde e impacto nos projectos individuais de saúde do cidadão na actualidade;
Os contributos dos padrões de qualidade nos cuidados de saúde: Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem e a Idoneidade dos Contextos de Prática Clínica;
Programas de melhoria contínua; Modelos;
Relevância dos indicadores para a qualidade do exercício profissional e a supervisão clínica.
Docentes:
Cristina Moura
Ana Teixeira
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10 |
10 |
2 |
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Investigação em Enfermagem na área
da Supervisão Clínica
Investigação em Enfermagem na área da Supervisão Clínica
Paradigmas de investigação e Processo de investigação ;
Princípios da Prática Baseada na Evidência; Etapas da Prática Baseada na Evidência; e Níveis de Evidência;
Estudos Secundários e Protocolo de Revisão;
Avaliação critica da literatura;
Incorporação dos resultados de investigação na supervisão clínica de Enfermagem;
A divulgação do conhecimento científico e escrita cientifica.
Docentes:
Helena Penaforte
Cristina Moura
Bruno Santos
Catarina Sequeira
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26 |
8 |
3 |
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Sistemas de Informação em Enfermagem
Sistemas de Informação em Enfermagem
Introdução aos sistemas de informação em Enfermagem: Documentação em Enfermagem; Sistemas de informação informatizados de Enfermagem; Ontologias e Terminologias;
Registos de saúde eletrónicos;
Desenvolvimento e implementação de sistemas de informação;
Requisitos dos sistemas de informação;
Resumo Mínimo de Dados.
Segurança e Proteção de Dados em Saúde: Princípios de Segurança e Regulamento Geral da Proteção de dados;
Avaliação de Sistemas de Informação: Estratégias de avaliação dos sistemas de informação;
Processo de avaliação dos sistemas de informação.
Docente:
Nuno Abreu
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6 |
10 |
2 |
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Técnicas de Comunicação e Dinamização
de Grupos/Gestão de Conflitos
Técnicas de Comunicação e Dinamização de Grupos/Gestão de Conflitos
Princípios de comunicação e relação interpessoal;
Comunicação organizacional;
Comunicação publica, escrita e digital;
Comunicação Interpessoal e em grupos na eficácia supervisiva;
Papel do supervisor clínico na dinamização do grupo e gestão de conflitos.
Docente:
Bruno Santos
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14 |
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2 |
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Segurança e Gestão de Risco
Segurança e Gestão de Risco
Segurança do doente enquanto dimensão da qualidade em saúde;
Definição de conceitos sobre a segurança do doente;
Cultura de Segurança;
Gestão do risco;
Prevenção da ocorrência de úlceras por pressão;
Competências do Supervisor clínico na segurança e gestão de risco.
Docente:
Carmén Garrido
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7 |
7 |
2 |
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Componente Prática em Supervisão Clínica em Enfermagem
Componente Prática em Supervisão Clínica em Enfermagem
Docente:
Catarina Sequeira
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54 |
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5 |
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Totais |
175 |
85 |
30 |
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Coordenação Científica: Catarina Sequeira
Para informações relativas ao processo de candidatura, deverão aceder à página de acesso.